ASPIRA O DE VIAS A REAS SUPERIORES E INFERIORES
981 palavras
4 páginas
ASPIRAÇÃO DE VIASAÉREAS SUPERIORES E
INFERIORES
Conceito
Consiste
na aspiração de secreções da região orotraqueal e nasotraqueal , bem como a aspiração de vias aéreas artificiais.
Técnica aplicada em pacientes que não conseguem expelir voluntariamente as secreções pulmonares, traqueobrônquicas, sangue e vômito, sem traumatismos, com a finalidade de manter as vias aéreas permeáveis, prevenir infecções, promover trocas gasosas e incrementar a oxigenação.
A aspiração das vias aéreas superiores pode envolver o nariz, boca e orofaringe. A aspiração das vias aéreas inferiores envolve basicamente a traqueia e, ocasionalmente, a aspiração profunda envolve os brônquios direito e esquerdo.
Anatomia das Vias Aéreas
Estruturas anexas: Além das estruturas e das funções já citadas, vale ressaltar duas estruturas anexas ao sistema respiratório: a laringe e a boca. A estrutura conhecida como epiglote, dentro da laringe, é responsável por modificar o caminho do alimento ou do ar.
Objetivos da Aspiração
• Manutenção de uma via aérea permeável;
• Promover conforto;
• Prevenir infecções do trato respiratório;
• Melhorar oxigenação.
Indicações: É indicado quando o individuo esta com ruídos crepitantes das vias aéreas inferiores forem perceptíveis através da ausculta pulmonar, realizada, quando há visualização das secreções através da boca, nariz, tubo endotraqueal ou traqueostomia, em caso de paciente hipersecretivo.
Executantes: Enfermeiro ou Médico
Tipos de Aspiração
Aspiração Orofaríngea e Nasofaríngea: É indicada no paciente que consegue tossir normalmente, mas que não consegue eliminar as secreções por deglutição ou expectoração. A aspiração é realizada após tosse do paciente.
Aspiração Orotraqueal e Nasotraqueal: É indicada no paciente que apresenta secreções pulmonares, capacidade de tossir diminuída e ausência do tubo endotraqueal.
Aspiração do Tubo Endotraqueal: É indicado nos casos de diminuição do estado de consciência, obstrução das