Aspectos urbanos e rurais na economia cafeeira
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi vencida, a máquina foi ultrapassando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho foi imposta, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigorante.
A Revolução Industrial é habitualmente dividida em tres partes: primeira (1780-1840), segunda (1860-1945), conhecida chamada de Revolução Tecnológica, e terceira (1970-), também chamada de Revolução Digital. A atribuição de datas varia muito de autor pra autor.
Antes da Revolução Industrial, a atividade de produção era artesanal e manual (daí o termo manufatura), no máximo com o emprego de algumas máquinas simples. Dependendo da escala, grupos de artesãos podiam se organizar e dividir algumas etapas do processo, mas muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até à comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e