Aspectos técnicos para o rebaixamento do lençol freático
O Rebaixamento do Lençol Freático é uma técnica muito empregada na construção de prédios com sub-solos.
Todo terreno possui um lençol de água no seu sub-solo e essa água vai atrapalhar a escavação do terreno. Então instala-se bombas muito potentes que, funcionando 24 horas por dia, retiram a água do sub-solo.
Depois de alguns dias, o nível d'água fica mais baixo em toda aquela região. Dependendo da porosidade do terreno, o rebaixamento pode atingir áreas bem distantes do local das obras.
Rebaixamento do lençol freático para escavação de túnel metroviário.
Solo grampeado
Solo grampeado é uma técnica de melhoria de solos, que permite a contenção de taludes por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local junto ao paramento e a drenagem age em ambos os casos.
O solo grampeado tem início com a execução de chumbadores verticais, como medida de melhoria do solo, e o corte descendente do solo na geometria do projeto (Figuras 5 e 6), excetuando-se os casos de taludes pré-existentes. Seguese com a execução da primeira linha de chumbadores e aplicação do revestimento de concreto projetado.
Caso o talude já esteja cortado podese trabalhar de forma descendente ou ascendente, conforme a conveniência. Simultaneamente ao avanço dos trabalhos, são executados os drenos profundos e os de paramento, assim como canaletas ou descidas d’água, conforme especificado no projeto.
Tirantes: Tirante é uma peça composta por um ou mais elementos resistentes à tração, montada segundo especificações do projeto.
Estes elementos são introduzidos no terreno em perfuração previamente executada.
Logo após é feita injeção de calda de cimento ou de outro aglutinante na parte inferior destes elementos, formando o bulbo de ancoragem, que é ligado à parede estrutural, pelo trecho não