ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DE FERNANDO H. CARDOSO
Neste trabalho tem-se em vista discorrer sobre Fernando Henrique Cardoso como sociólogo e juntamente como político brasileiro, onde se encontrava em união as duas situações tanto ele como político precisam do eu como sociólogo e como sociólogo precisa dele como pessoa política também.
A sociologia de Fernando Henriquetrata-se de uma contribuição, decisiva de análise, dos processos de desenvolvimento e dependência. E a partir dela pela globalização encontrou uma solução para a economia do Brasil.
Possivelmente o único sociólogo que levou a teoria para a prática ondeusava Max Weber como influência em suas obras, como um cientista social. Cardoso tinha uma ação orientada pelo horizonte da possibilidade, tendo um vasto compromisso em buscar a verdade.
2. Vertentes
Fernando Henrique Cardoso tem, como ninguém, a combinaçãode uma vida notável, das figuras do sociólogo e do político.
Na primeira vertente, ele tem sido o sociólogo com contributos decisivos para a análise dos processos de dependência e desenvolvimento.
Na segunda vertente, ele tem sido o político participante,esforçado nas causas da liberdade, da democracia e do desenvolvimento.
3. Influência
Fernando Henriqueum leito e conhecedor de Max Weber. Tem uma boa influencia em suas obras referencias e efeitos diretos e indiretos. Na necessidade de separar a ética de convicção, da ética de responsabilidade.
A ética de convicção que orientaria a politica cientifica onde os meios estão a serviços dos fins. A ética de responsabilidade a ação deve levar em consideração do campo efetivo é de suas considerações.
Depois de um tempo ele continua a levar a influencia de weber onde ele se orienta pelo horizonte do possível, onde ele analisa a sociedade brasileira ainda sim pensaria como cientistasocial buscando sempre a verdade.
4. Teoria da Dependência
Em “Dependência e Desenvolvimento da America Latina” seu objetivo era oferecer “uma nova alternativa de interpretação” para o