Aspectos preliminares
Contabilidade nacional é a técnica que tem como objetivo principal representar e quantificar a atividade econômica de um país, durante determinado período de tempo. O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Remuneração dada às famílias pela venda de seus fatores de produção às empresas; os conceitos derivados da renda, como a renda pessoal disponível e a renda de investimento serão úteis, principalmente o segundo, na aferição do crescimento econômico do país em determinado período. Partindo do modelo mais simples do fluxo de renda, é possível observar as identidades entre poupança e investimento, agregando ao mesmo tempo novas agentes (governo, resto do mundo) para obter versões mais detalhadas daquele fluxo e das relações entre seus componentes.
Empresas são as entidades produtoras de bens e serviços. Para efetuar suas atividades produtivas, as empresas compram os serviços dos fatores de produção (terra, capital e trabalho), pagando por eles uma remuneração. Seu objetivo é a obtenção de lucros.
Famílias são as entidades que fornecem os serviços dos fatores de produção às outras entidades, recebendo uma remuneração pelo uso dos fatores cedidos.
Governo é constituído pelos órgãos da administração pública, tem como função primordial prestar serviços à sociedade. Bom devido a alterações na teoria econômica, principalmente com o advento do neoliberalismo, a função do governo vem sendo reduzida à fornecer saúde, educação básica e segurança à sociedade e deixar que os demais produtos sejam ofertados pelo mercado. Daí o Estado deve unicamente mobilizar-se para que o mercado