Aspectos para criação de conceito para projeto
O aspecto simbólico, é aquele em que devemos analisar todo o contexto do lugar onde está sendo elaborada a obra. É preciso elaborar um simbolismo, um significado pro projeto. Seja analisando as construções ao redor, ou analisando a cultura do local, ou qualquer outra coisa do gênero.
Já, no aspecto funcional, deve-se pensar em qual finalidade terá o projeto. É preciso criar o projeto, pensando na função que a obra irá exercer. Se criamos uma edificação comercial, precisamos ter em mente que a construção terá de agradar ao público que irá ao comércio e aos comerciantes também. Mas se for uma edificação residencial, deve-se pensar no melhor conforto, para os moradores da casa, pensando em quais ambientes eles permanecerão por mais e menos tempo.
Sobre os aspectos tecnológico, devemos pensar em que matérias iremos usar para concessão da obra. Se a finalidade é de criar algo mais barato, é preciso analisar os tipos de materiais que serão utilizados, para que sejam bons e duráveis, mas que estejam mais em conta. Se o projeto, não tem a finalidade de ser mais acessível em valores, pode-se fazer maior uso dos materiais disponíveis no mercado. Sejam esses materiais, desde os mais comuns como tijolos, concreto, madeiras, azulejos, esquadrias, portas, entre outros, até os mais sofisticados.
Os aspectos formais, são as normas e as leis que existem para o determinado local da obra. Como por exemplo, uma obra deve necessariamente conter saídas de emergência. Outro caso, é uma edificação comercial, que deve ter acesso para cadeirantes, é um dever do arquiteto, fazer esses acessos, e é um direito do cidadão cadeirante de fazer uso dos mesmos.
Nos aspectos ambientais, é preciso analisar o