Aspectos para construção de uma rede segura
José Mauricio dos Santos Pinheiro em 02/11/2004
As redes locais sem fio, também conhecidas como WLAN’s, são especificadas por órgãos internacionais como o IEEE na série 802.11, onde encontramos o tão falado Wi-Fi (802.11b). São redes que utilizam sinais de rádio para a sua comunicação.
Estas redes ganharam popularidade pela mobilidade que provêem aos seus usuários e pela facilidade de instalação e uso em ambientes domésticos, empresariais, comerciais, etc.
Este tipo de rede define duas formas básicas de comunicação:
Modo infra-estrutura: normalmente o mais encontrado, utiliza um concentrador de acesso (Access Point ou AP);
[pic]
Figura 1 - Modo Infra-Estrutura
Modo Ad-Hoc: permite que um pequeno grupo de máquinas se comunique diretamente, sem a necessidade de um AP.
[pic]
Figura 2 - Modo Ad Hoc
Embora esse tipo de rede seja muito útil, existem alguns problemas de segurança que devem ser levados em consideração pelos seus usuários:
Os equipamentos utilizam sinais de rádio para a comunicação e qualquer pessoa com um equipamento mínimo como, por exemplo, um PDA ou Laptop provido de uma placa de rede wireless, pode interceptar os dados transmitidos por um cliente wireless;
Devido à facilidade de instalação, muitas redes desse tipo são instaladas sem nenhum cuidado adicional e até mesmo sem o conhecimento dos administradores de rede.
Cuidados básicos
Vários cuidados devem ser observados quando se pretende conectar um equipamento a uma rede wireless como cliente, quer seja com Laptops, PDA’s, estações de trabalho, etc. Dentre eles, pode-se citar:
Firewall - Considerar que a conexão com uma WLAN representa conectar-se a uma rede pública e, portanto, o computador estará exposto a ameaças. É importante que o computador possua um firewall pessoal, com uma versão de antivírus instalada e atualizada, com as últimas correções de seus softwares (sistema operacional, aplicativos, etc) e não esquecer de