Aspectos Naturais da África – Relevo ,Hidrografia, Clima e Vegetação
A África é um continente com enorme variedade de aspectos naturais, contrastando entre paisagens desérticas e grandes áreas florestadas. A África é o único continente que ocupa parte de todos os quatro hemisférios. Ele também é único em que não existem depressões profundas e penínsulas bem definidas. O litoral, que mede cerca de 30 mil km, possui poucas ilhas. Em função das temperaturas médias anuais elevadas na maior parte da África, suas regiões climáticas estão baseadas principalmente na quantidade e distribuição sazonal de chuvas. Cerca de ¾ do continente são recobertos por climas tropicais, enquanto o restante recebe influência do clima subtropical, mediterrâneo e temperado. No alto das montanhas ocorrem climas frios.
1. Clima Equatorial/Tropical Úmido - Floresta Latifoliada O clima Equatorial existe em apenas uma parte relativamente pequena da África. Ele ocorre em um trecho de 1.100 km de largura ao longo da linha do Equador, terminando em terras altas da África Oriental e Central. A vegetação correspondente é a latifoliada, com grande biodiversidade. A maior parte das florestas da África é tropical. Elas cobrem menos de um décimo do continente e ocorrem onde as chuvas são mais fortes ao longo do ano. A floresta é composta de várias camadas de vegetação. A camada superior consiste em copas de árvores muito altas (38-76 m); as camadas inferiores são constituídas pelo topo das árvores mais baixas, arbustos e trepadeiras.
2. Tropical Típico - Savanas e Estepes O clima Tropical Típico representa uma alternância entre uma estação seca (primavera-verão) e outra chuvosa (outono-inverno). Com duração de seis meses, o período seco é o clima com características mais distintas. O total de chuvas corresponde a 500 e 1.500 mm por ano. Grande parte do leste e do sul da África tem um clima de savana com temperaturas um pouco menores por conta das diferenças de altitude. Este tipo de