Aspectos materiais e nao materiais da cultura
MATERIAL DA CULTURA
A cultura não material abrange todos os aspectos não-materiais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc.
• Folclore do dia-a-dia
Aqui se estuda tudo o que ocorre na vida do homem, no que se refere à cultura espontânea, desde o momento em que se levanta até o deitar-se, no café da manhã, no trabalho, no almoço, passeios etc.
• Usos e costumes
Ritos de passagem: quais as práticas relacionadas ao nascimento, noivado, casamento, morte, e também as formas de organização social de auxílio mútuo, tal como o mutirão de colheita ou de preparo da roça para o plantio.
• Festas
Como se realizam as diferentes festas do calendário da região e as domiciliares: seus aspectos e diferentes partes. A festa do Divino, de São João, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, como cultura espontânea, fora da influência direta das igrejas.
• Música
As formas de canto monódico ou de uma melodia (pregões, dorme-nenês, modinhas), fabordão ou canto em terças (modas-de-viola, cururu, folia do Divino), responsorial, com solista e coro (congada, maracatu, moçambique). Forma instrumental: o lundu baiano. Toque de instrumentos, caracterizadores de várias modalidades coreográficas.
• Dança
A coreografia, isto é, os passos da desfeiteira amazônica, carimbó paraense, coco nordestino, samba do partido alto baiano, cateretê paulista, siriri matogrossense e de outras danças do folclore brasileiro.
• Folguedos Populares
Estrutura e entrecho dramático do maracatu pernambucano; congadas de Minas Gerais, São Paulo e Goiás; folia de Reis com palhaços do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo; maneiro-pau cearense; diferentes folguedos do boi, de que temos referência em quase todo o Brasil, em formas mais simples e mais complexas.
• Jogos
Características e