Aspectos juridicos do filme o mercador de veneza
A sociedade como um todo, passa por varias relações conflitante, em um ou outro processo de interação. Isso ocorre diariamente, estando presente em comunidades e organizações desde os primórdios da história.
A ideia que podemos tirar de conflito, é a de uma ocasião, ou acontecimento negativo. No entanto, a partir de um conflito, podemos extrair um elemento positivo, servindo de meio enriquecedor para o crescimento do indivíduo.
Desta forma podemos considerar o conflito, não como um fato ruim, pelo contrario, não passa de apenas mais um fato que ocorre em nossas vidas. No entanto para que um conflito venha a ser produtivo, é importante que as partes se relacionem a partir de procedimentos criados de formas eficientes, com o fim de resolvê-lo de uma forma eficaz que venha trazer um melhora para ambos.
Para as pessoas envolvidas em um conflito, é necessário que seja feita a busca por mecanismos que sejam eficazes com o fim de encontrar uma solução disponível, que possa vir a satisfazer a todos os envolvidos.
Sabemos que nem todas as pessoas têm a capacidade necessária para resolver seus conflitos interpessoais. Para lidar com as barreiras presentes no percurso de um possível acordo, com o fim de se alcançar ou desenvolver uma solução integrativa, com o fim de sanar problemas como estes foram criados alguns mecanismos para servir a tal finalidade, estes são os mecanismos auto compositivos e heterocompositivos.
Entre os meios autocompositivos, temos a negociação, a conciliação e a MEDIAÇÃO e como métodos heterocompositivos, temos a busca da via judicial e a ARBITRAGEM.
ASPECTOS JURÍDICOS NA SOLENE OBRA
Importante salientar é que houve um contrato celebrado entre Shylock e Antonio, no qual este se responsabilizou como um fiador para o empréstimo feito ao seu amigo Bassânio, consolidando que, caso não fosse paga a dívida, Shylock poderia cortar uma libra de carne de qualquer parte do corpo de Antonio. Neste caso, como foi vencida a dívida, o credor