Aspectos introdutórios em ciências contábeis
1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE 3
2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 3
3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 4
4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 4
5 A MISSÃO DA EMPRESA E A VISÃO EMPRESARIAL 6
6 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 6
7 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 7
8 ASPECTOS JURÍDICOS IMPORTANTES PARA A CONTABILIDADE 8
9 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NA CONTABILIDADE 9
REFERÊNCIAS 10
1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Segundo D’Áuria (apud PADOVEZE, 2000, pág. 49) “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Podemos assim dizer que contabilidade surgiu da necessidade da empresa de controlar seu patrimônio e verificar seus resultados, além de prever a situação futura da empresa e do mercado, facilitando a gestão.
Na Contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorrem nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro. A existência de objetivos específicos não é essencial à caracterização de uma ciência, pois, caso o fosse, inexistiria a ciência “pura”, aquela que se concentra tão somente no seu objeto. (Resolução 774 de 16 de dezembro de 1994 do Conselho Federal de Contabilidade).
Entende-se então que a contabilidade tem como objeto o patrimônio das entidades, sendo este administrável e em constante alteração, e que seu objetivo é controlar este patrimônio, apurando resultados e apresentando informações relevantes à administração.
2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
A escrituração contábil é a técnica pela qual os fatos patrimoniais são registrados. A principal delas é o registro em livros