Aspectos introdutórios em ciências contábeis
Por: Wanderlei Batista Freire
Introdução: Os conhecimentos básicos, conceitos e a especificidade da contabilidade é uma necessidade para o acadêmico desse curso. É necessário também, que o aluno de Ciências Contábeis tenha conhecimento sobre outras áreas, que certamente influenciarão diretamente no aprendizado da matéria. Esses conhecimentos o acompanharão por onde for e certamente no tempo de sua atuação no ramo da Contabilidade.
Conceito, objeto e objetivo da Contabilidade:
Conceito:
É impossível estudar Contabilidade sem fazer uma viagem no tempo e no espaço. Conhecer a história da mesma é algo fascinante. Assim como não é possível falar da Bíblia sem mencionar seu personagem principal, o Senhor Jesus Cristo, também não é possível falar de Contabilidade sem mencionar Francisco D`Áuria e Hendriksen, ambos foram introdutórios da Contabilidade no Brasil. D´Áuria, por exemplo, define a Contabilidade da seguinte forma: “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Enquanto que Hendriksen define assim: “A Contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”. Vale lembrar que D´Áuria representa a escola italiana de Contabilidade enquanto que Hendriksen representa a escola norte-americana. Objeto e Objetivos:
Contabilidade dentro de um contexto pratico pode ser definido como um sistema de informações em si, mas que também faz parte de um sistema de informações gerenciais numa gestão empresarial. O objeto da Contabilidade dentro do conceito de Francisco D´Áuria é o patrimônio e sua finalidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades