Aspectos introdutórios em ciências contábeis
Podemos definir a contabilidade como uma ciência que fornece informações úteis para a tomada de decisões.
Todos os escritores, escolas do pensamento contábil, correntes e doutrinas definem o patrimônio como o objeto da contabilidade. O Patrimônio é definido como sendo o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. De acordo a doutrina contábil “o objetivo da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio da entidade, com o objetivo de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. A contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo objetivo que a história na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para a orientação administrativa. A função fundamental da Contabilidade é prover informação útil para a tomada de decisões econômicas. Neste aspecto destacam-se duas funções que são imprescindíveis para a Contabilidade, a Função econômica que apura o resultado do período, o qual pode se apresentar na forma de lucro ou prejuízo e a Função administrativa que controla o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático como dinâmico.
O processo administrativo é bastante direto. Você planeja para estabelecer seus objetivos, e obtém e organiza os recursos necessários para transformar os planos em realidade. Divide-se em quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar, onde definimos a seguir:
i) O planejamento deve se fundamentar nos objetos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. Ele envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.
No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O