Aspectos introdutórios em ciências contábeis
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 8
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 8
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 8
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 8
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 8
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 9
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 9
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 9
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 10
3.4 EXEMPLO DE TABELA 10
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
APÊNDICES 13
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 14
ANEXOS 15
ANEXO A – Título do anexo 16 INTRODUÇÃO
A CONTABILIDADE tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio da entidade, através de um sistema de informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais para garantir a continuidade e o sucesso das empresas.
Este texto pretende expor os conceitos básicos da Contabilidade, sua finalidade, técnicas contábeis, campos de atuação e aspectos gerenciais e sociais.
Veremos também outras áreas que contribuem, dando suporte ao contador.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Conceito de Contabilidade, seu objeto de estudo e seus objetivos
A Contabilidade é uma ciência social que registra e controla os atos e fatos ocorridos no patrimônio das entidades, que possam ser expressos em termos monetários, demonstrando e analisando os fatos para informações e orientações para tomada de decisões dos seus usuários (internos e externos) sobre a posição do patrimônio. Tendo como objeto de estudo o Patrimônio definido como conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa física ou jurídica. Logo o objetivo da Contabilidade é analisar, mensurar, registrar, e controlar o patrimônio fornecendo constantes informações aos seus usuários. A Contabilidade vale-se de princípios, que em nosso País são em número de sete, regulamentados através da Resolução 750 de 29 de dezembro de 1993 do Conselho Federal de