Aspectos introdutórios em ciências contábeis
No dia 13 de maio de 2010 foi procurado o administrador de uma empresa comercial da cidade de Porteirinha, seu nome será preservado a pedido do mesmo, este foi questionado com relação a sua atuação na empresa em que representa.
Para ele contabilidade é a forma que a empresa tem de controlar duas finanças, sendo a partir dela que se têm informações acerca de suas despesas e lucros, ou seja, como anda a empresa, se bem ou mal. A empresa realiza o controle de estoque a partir de fichamentos, onde são agregadas as entradas e saídas de mercadorias, os custos são apurados de acordo com o estoque existente e a aquisição de novas mercadorias e os preços de vendas são feitos a partir de um prévio levantamento onde são relacionados os custos, as despesas gerais e os impostos que incidem sobre a mercadoria em questão.
O administrador quando perguntado se está satisfeito com os serviços contábeis prestados a sua empresa disse que sim, pois sempre quando busca informações tem suas dúvidas esclarecidas com pontualidade e clareza, conforme a legislação vigente, entretanto acredita que a contabilidade poderia direcioná-lo mais em algumas de suas decisões, com sugestões mais concretas.
A partir das respostas do administrador ficou constatado que a contabilidade tem direcionado as ações da empresa de acordo com os seus relatórios, a partir destes o administrador tem realizado seu controle de sua empresa de modo geral.
A empresa em questão poderia estar buscando renovar a sua equipe de funcionários através de cursos preparatórios para satisfazer melhor sua clientela, além disso, o controle de estoque é feito de forma manual, em fichas que são atualizadas trimestralmente. Partindo deste fato a empresa poderia estar se informatizando, garantindo assim um controle mais eficaz e eficiente de suas mercadorias.
Com as reflexões sugeridas pude perceber que as fichas de controle de estoque são de suma importância, principalmente