Aspectos introdutórios da contabilidade
Introdução:
Além dos conceitos básicos específicos da contabilidade, é necessário que o acadêmico do curso de ciências contábeis tenha conhecimento sobre outras áreas que contribuem diretamente no aprendizado do bacharel em ciências contábeis e também servirão de suporte durante a atuação profissional.
Desta forma esta atividade acadêmica fará com que o aluno transite por diversos conceitos introdutórios em ciências contábeis envolvendo a contabilidade, os fundamentos da administração, a contribuição dos diretos públicos e privados.
Apôs estudarmos a historia da contabilidade no decorrer do tempo, e a visão de vários estudiosos, como Francisco D’Áuria que enfatizava a contabilidade como ciência responsável pelo estudo e pratica das funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica, devemos nos lembrar que Francisco e da escola Patrimonialista, e por tanto, estuda a contabilidade como enfoque no patrimônio das entidades; deixando claro o patrimônio como fator principal.
Vamos buscar a definição da contabilidade de um professor influenciado pela escola norte-americana, haja vista, que a contabilidade no Brasil deve influencia tanto da escola Patrimonialista, quanto da norte americana, para PADOVEZE, contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam basear-se nos seus relatórios.
Vimos então, o pensamento de dois dos maiores estudiosos da contabilidade, e vimos que enquanto D’Áuria representante da escola italiana de contabilidade, enfatiza como ciência, PADOVEZE da escola norte americana, a trata como processo de informação. Podemos com base nos dois pensamentos definir a contabilidade como a ciência responsável, por estudar, registrar e interpreta os fenômenos que afetam o