Aspectos introdutório em ciências contábeis
CIÊNCIA CONTÁBEIS
TATIANE SOARES RODRIGUES DA CRUZ
ASPECTOS INTRODITÓRIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TANGARÁ DA SERRA
2012
TATIANE SOARES RODRIGUES DA CRUZ
ASPECTOS INTRODITÓRIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina CÍÊNCIA CONTÁBEIS
Prof. AMANDA Vania almeida da silva machado Têmis chenso da silva rabelo
TANGARÁ DA SERRA
2012
INTRODUÇÃO
As transformações ocorridas no cenário mundial, aliadas ao processo de redemocratização do país, iniciado na década de 80 e consolidado com a nova Constituição de 1988, redefiniu o papel do estado como principal promotor do desenvolvimento econômico e social. Neste momento, surge um novo desafio para administração pública brasileira, superar as velhas formas de gestão.
Neste contexto, a sociedade passa a influenciar o estado, cobrando transparência e resultados na utilização dos recursos públicos. Em síntese, perde espaço o gestor público voltado unicamente para dentro do próprio governo, que utiliza métodos burocráticos de controle e desconsidera o cidadão, como agente de sua gestão.
A área de Contabilidade como ciência, no Brasil, tem-se expandido nos últimos anos, observando-se uma evolução contínua, em razão de várias mudanças econômicas e sociais, aumento expressivo do número de programas de pósgraduação e, conseqüentemente, o aumento da produção científica, do impacto econômico que ela produz nas organizações e na sociedade, bem como da evolução da Contabilidade em todo o mundo.
A Contabilidade tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um sistema informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.
Para isso, o estudo da Contabilidade como o de qualquer outra