aspectos introdutorios em ciencias contabeis
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade, ciência que apura, controla e interpreta o patrimônio das entidades, mostra seus primeiros sinais no mundo através de registros arqueológicos, quando os homens utilizavam as fichas de barro para registro dos bens e produções, como animais e a agricultura.
Desde então ela tem se mostrado fundamental na história da sociedade. Fazendo o controle, revelando dados relevantes de um patrimônio de uma entidade.
Estando ela ligada com muitos elementos bastante fundamentais a própria existência do homem, como a administração, o direito e a matemática.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito, objeto e objetivo da contabilidade
A contabilidade é um sistema de informação que tem como objetivo o controle do Patrimônio de uma entidade. Tratando assim o seu objeto chamado Patrimônio. Fazendo seu objetivo que é: analisar, mensurar, registrar e controlar o “patrimônio”,requerendo também o fornecimento constante de informações sobre o “patrimônio” aos seus usuários.
2.2 Escrituração contabil A contabilidade também se abrange em escrituração contábil que tem como definição a representação do registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o método das Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas. Realiza no Livro Diário e Livro Razão.
2.3 A contabilidade na gestão empresarial
Na gestão empresarial a contabilidade se mostra a mais necessária, pois ela revela gastos, lucros, prejuízos, rendimentos e um controle apurável. Ela mostra onde a empresa tanto “tropeça” como “acerta o alvo”, dando assim aos gestores um controle maior e melhor sobre seu patrimônio.
2.4 Demonstrações contábeis
O registro sistemático de um grande banco de dados históricos da empresa na contabilidade revela