Aspectos introdutorios em ciencias contabeis
O princípio da contabilidade pode ser explicado através das necessidades e limitações humanas. Pois a mesma surgiu a partir das necessidades humanas de controlar bens e produções, ou seja, criações e agricultura, há mais de 3.000 anos a. c.
Conceito de contabilidade:
A contabilidade é a ciência que estuda a pratica as funções de orientação, controle e registro ligados aos atos e fatos da administração econômica.
De uma forma mais clara, podemos expressar que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial.
Assim como Fayol já havia dito que a contabilidade “deve revelar a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve fornecer informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa.
Objeto e objetivo da contabilidade:
O objeto da contabilidade é o patrimônio e tem como objetivo analisar, mensurar, ou seja, dar valor, registrar e controlar o patrimônio. Tem também como objetivo fornecer constantemente informações sobre o patrimônio aos seus usuários.
Escrituração contábil:
A Escrituração contábil é o conjunto de lançamentos contábeis. A Escrituração completa é composta pelos lançamentos contábeis e pelas demonstrações financeiras elaboradas no encerramento de cada exercício social. A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas observando os princípios e normas contábeis. Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa.
A Contabilidade na Gestão Empresarial – A importância da contabilidade para as empresas e para o Gestor.
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais,