ASPECTOS HUMANOS E REGIONAIS
Este trabalho tem a intenção de propor uma iniciativa de melhoria e renovação de conteúdos, servindo como obra de referência e consulta. Considerando temas de muita importância no estudo da geografia, o leitor encontrará aqui um texto que discorre sobre aspectos da geografia, da natureza e da sociedade. Encontra-se aqui também um perfil da sociedade brasileira a partir de suas terminações espaciais, ponto do qual se examina os diferentes contextos em que a sociedade é determinada em suas estruturas.
É objeto de preocupação da Geografia de hoje conhecer cada dia mais o ambiente natural de sobrevivência do homem, bem como entender o comportamento das sociedades humanas, suas relações com a natureza e suas relações socioeconômicas e culturais. É portanto de interesse da Geografia apreender como cada sociedade humana estrutura e organiza o espaço físico-territorial em face das imposições do meio natural, de um lado, e da capacidade técnica, do poder econômico e dos valores socioculturais, de outro. Os grupos sociais, por mais auto-suficientes e simples que sejam, não conseguem sobreviver de forma absolutamente isolada e estabelecem uma teia complexa de relações socioculturais e econômicas. Essa intensa troca de conhecimentos, mercadorias e moedas é determinada pelas necessidades reais e pelas necessidades criadas, que na atualidade cada dia mais se intensificam. Esse complexo jogo de relações locais, regionais, nacionais e internacionais é de absoluto interesse para o conhecimento geográfico. (ROSS, 2011, p. 16)
Para Moreira (2011, p. 09), “Tornou-se uma verdade acadêmica dizermos que a sociedade é um espelho do seu espaço assim como o espaço é um espelho da sua sociedade”.
A maneira de organização geográfica de hoje tem ascendência na disponibilização que talha o espaço indígena em grandes propriedades, instituindo a colonização portuguesa à base de um poder do colono a um só tempo fundiário, territorial e político. O tripé, terra, território