Aspectos Gerais de Recife
CAMPO
ALUNO: THIAGO BERNARDO SANTOS SOUZA
SÉRIE/TURMA: 1º F
RECIFE
(Praia de Boa Viagem, Recife)
Aspectos Históricos da Cidade
A cidade do Recife tem seu nome com referência a “Arrecifes dos navios”, que era um lugar habitado por mareantes e pescadores. Recife, permaneceu com domínio português até a independência do Brasil, com exceção de um período de ocupação holandesa entre 1630 e 1654.
1- Quando ocorreu o inicio da história do Recife e como ele era usado como colônia de Portugal?
R- Sua história se iniciou em 1534 juntamente com as capitanias hereditárias, Recife era usada como porto para carregar a produção local e receber outras da metrópole.
2- Quando ocorreu e quais as consequências da vinda dos holandeses para Recife?
R- Os holandeses vieram para o Brasil em 1630 com interesse na cana-de-açucar e se firmaram no Recife, após 7 anos, Maurício de Nassau que pertencia a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais assumiu o governo e faz uma forma de administrar inovadora, trouxe engenheiros e arquitetos europeus e realizou inúmeras obras de urbanização, ampliou a lavoura da cana e assegurou a liberdade de culto.
3- Como ocorreu a expulsão dos holandeses?
R- Acordos de Maurício de Nassau com senhores de engenho trouxeram prejuízos a Companhia das Índias Ocidentais, o que juntamente com outros incidentes acarretou a demissão de Nassau, em 1664 quando os holandeses foram expulsos do Maranhão a insatisfação com a presença deles foi fortalecida, um ano depois houve a Insurreição Pernambucana que tinha como objetivo a expulsar os holandeses, em sua etapa final houve a união entre o povo pernambucano e Portugal, que depois de diversas batalhas conseguiram derrotar e expulsar os holandeses.
Casas características da época no Recife Antigo
Representação da guerra da Insurreição Pernambucana