Aspectos fisiológicos da visão
Olho é um órgão receptor, funcionando como uma maquina fotográfica, o olho é um órgão muito importante para o sistema nervoso ele responsável por captar imagens e transforma-la em informações para o encéfalo.
A retina é formada de tecido nervoso sendo o responsável de envia a informação em impulsos nervosos, desenvolvida ainda no desenvolvimento fetal, se a mesma envia informações para o encéfalo em forma de impulsos nervosos, então a retina possuem células especializadas nessa função como os cones e os bastonetes essas células transformam a energia luminosa em sinais neuronais.
O encéfalo é responsável pela interpretação dos sinais visuais e o controle das funções motoras dos olhos, como focalização, a regulação da quantidade de luz que penetra nos olhos e o direcionamento dos olhos para objetos atenção. Enquanto o cristalino possui lentes e a pupila é responsável pela modificação do foco, sendo um mecanismo muscular e um diafragma, que contrai e relaxa para regular a quantidade de luz que entra passando pela lente do cristalino.
Os bastonetes e os cones que convertem a imagem captada pelos olhos em impulsos nervosos, sendo os mesmos elementos que compõem a retina, os bastonetes detectam a imagem em preto e braço enquanto os cones detectam as cores. A fóvea é formada por cones muito delgados e são localizados na parte central da retina com diâmetro de 0,5mm, esses cones mais delgados conectam célula a célula, sendo um cone para cada fibra de nervo óptico, a localização da fóvea na parte central da retina possui uma excelente qualidade visual e também é capaz de detectar e identificar as cores.
A retina que converte a imagem em impulsos nervosos é transmitida pelo nervo óptico e pelo feixe óptico, levando para o corpo geniculado lateral no tálamo, a partir desse ponto os sinais são transmitidos para o córtex visual, localizado no lobo occipital.
Os músculos oculares que se ligam a cada globo ocular são responsáveis pelo controle dos