ASPECTOS DO RELACIONAMENTO MARIDO – MULHER
1
Wolber Alvarenga
01- O Relacionamento marido-mulher se baseia primeiramente em trocas emocionais. E talvez seja este o principal fator que o torna um tipo especial de relacionamento.
02- Sendo então a emoção um fator dos mais relevantes, vou falar primeiramente de um dos aspectos de nossa vida emocional que é o eixo da união: o afeto.
03- São os nossos déficit na área afetiva que geralmente nos ligam a outra pessoa e determinam a maneira como nos relacionamos com ela.
04- O nosso maior déficit afetivo está ligado a falta de pessoa. Se nos falta pessoa é porque as pessoas significativas com as quais convivemos não se deram para nós. Isto é, muito pouco elas tentaram nos compreender. Elas exigiam sempre de nós, elas nos julgavam sempre a partir de um referencial que era delas. Elas determinavam nossa direção sem nos levar em conta e, o que é pior, nos puniam quando não alcançávamos os objetivos que eram delas. Muitas e muitas vezes o que aprendíamos com elas era nos desvalorizar, negar o nosso ser, esquecer a nossa pessoa.
Como conseqüência o que aprendíamos era nunca gostar de nós mesmos porque elas nunca se mostravam satisfeitas conosco. Então o mais triste dos ciclos viciosos começava: eu iria começar a dar tudo, o melhor de mim para conquistar a pessoa amada, para ver se sendo amado por ela eu me fazia digno do meu amor. Dessa forma nós também abríamos mão do nosso próprio referencial e passávamos a nos pautar pelo referencial delas. Como elas próprias não tinham o seu próprio referencial, nós supúnhamos as suas metas em relação a nós mesmo, ficávamos perdidos sem direção. Passávamos a nos punir e a exigir cada vez mais de nós mesmo, indiscriminadamente.
Nos rejeitávamos com medo de sermos rejeitados, nos puníamos com medo de sermos punidos. O resultado era um vazio. Falta de nós mesmos, mais a falta da pessoa amada. E como conseqüência vinha o medo de nós mesmos e das pessoas, que é, em