Aspectos do quadro natural paraibano - Zona da Mata
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
IMPORTÂNCIA DO QUADRO NATURAL E EXPOSIÇÃO DOS ASPECTOS NATURAIS DA ZONA DA MATA PARAIBANA
Ricardo Cerqueira Leite Vieira Coutinho
MATRÍCULA: 11017240
A IMPORTÂNCIA DO QUADRO NATURAL
Analisar de forma mais aprofundada o quadro natural de uma localidade em questão, antes de adotar qualquer tipo de direcionamento socioeconômico, é de suma importância para compreender a conjuntura, maximizar resultados e minimizar os erros e problemas da intervenção humana. Essa análise, feita com base em informações a respeito das particularidades climáticas, geográficas e naturais, é o arcabouço necessário para que o bem-estar e a harmonia do habitat não sejam abalados após a intervenção.
Por exemplo: qual seria o melhor momento para que uma obra pública envolvendo terraplanagem seja realizada em João Pessoa, de modo a causar o menor índice possível de transtornos para a população e para o meio-ambiente? Qualquer análise do quadro natural da cidade nos dirá que a melhor época para realiza-la é antes ou depois do período chuvoso, particularidade climática da capital paraibana que se acentua durante o outono e o inverno. Caso a obra seja executada dentro desse hiato temporal que abrange essas fortes chuvas, ela passará um bom tempo parada e será motivo de desperdício de recursos públicos, transtornos para a população e para o meio-ambiente.
Podemos observar vários outros exemplos de como o quadro natural modifica a configuração social de uma região. Sabemos que, devido ao rigor climático existente nas localidades mais próximas aos polos do nosso planeta, nesses lugares a população se encontra cada vez mais reduzida, assim como as relações sociais e econômicas. Em contrapartida, nas áreas de maior diversidade climática, há concentração populacional, produção acentuada e intensas relações de todos