Aspectos de Planejamento Estratégico
2.1 ADMINISTRAÇÃO GERAL E SUA IMPORTÃNCIA PARA A RGANIZAÇÃO
Toda empresa, tenha ela ou não fins lucrativos, possui um patrimônio que precisa ser bem administrado para que a organização possa atingir seus objetivos, em poucas palavras pode-se definir administração sendo o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) (Disponível em www.wikipédia.com.br 29/04/2013 às 19:33)
No entanto, a palavra sofre uma radical transformação no seu significado original. A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação empresarial através de planejamento, organização, direção, controle de todos os níveis da empresa a fim de atingir os objetivos.
Segundo Harold Koontz, (Administración, 4ªedición. Editorial Mc Graw-Hill. México 1990) "Administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados". Sendo assim, é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos estabelecidos.
É preciso considerar a Administração também como ciência social, onde na sua conceituação ela existe para apoiar, para ajudar e que a sua missão só é válida quando respeita os princípios da ética, moral, sem comprometer o futuro das instituições, da comunidade e da nação, isto é, como atividade que mais colabora com a melhoria da qualidade de vida.
2.2 ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Administração Financeira diz respeito às finalidades do administrador financeiro na empresa, suas áreas de atuação podem ser definidas em a) orçamentos; b) administração do caixa; c) administração do crédito; d) análise de investimento; e) captação de fundos f) análise de