Aspectos da mecânica em ptolomeu e copérnico (geocentrismo e heliocentrismo)
LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA
Aspectos da mecânica em Ptolomeu e Copérnico (Geocentrismo e Heliocentrismo)
Alunas: Izabelly Karine Roseane Gomes
Disciplina: História da Física
Prof º: Adelson Ferraz
MECÂNICA DO SISTEMA SOLAR
Alguns conceitos básicos da astronomia surgiram na antigüidade, a partir da simples observação das mudanças na posição dos corpos celestes. Ao olharmos para o céu, notamos que ele se apresenta na forma de um hemisfério, como se nos situássemos no centro da esfera correspondente. Esta é a chamada visão geocêntrica do céu, que em astronomia é conhecida como Observação Topocêntrica. Vamos descrever a seguir algumas definições estabelecidas por esse tipo de observação.
A principal diferença entre estrela e planeta é que na estrela ocorrem reações de fusão nuclear que geram energia e fazem com que ela brilhe já o planeta apenas brilha por um efeito de reflexão da luz que ele recebe. Na antigüidade, a distinção entre planeta e estrela dependia do que se observava e logo se descobriu uma importante diferença: as estrelas parecem fixas nas constelações, enquanto que os planetas (palavra de origem grega significando "errante") se movem “entre” as estrelas fixas. Foi assim que os antigo conseguiram reconhecer os 5 planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Para melhor entender os Modelos propostos antigamente, que buscavam descrever a estrutura do Sistema Solar, vamos abordar alguns dos conceitos estabelecidos com base nas observações do Sol, da Lua e dos Planetas, feitas a partir da Terra (observações geocêntricas): o movimento diurno se dá na direção oeste, com relação ao horizonte. Porém, com relação às estrelas, o Sol tem um movimento aparente na direção leste, durante o período de um ano. Essa trajetória aparente do Sol (entre as estrelas) tem o nome de Eclíptica.
ESTRUTURA DO SISTEMA SOLAR
Antes de se chegar a um melhor entendimento a respeito do