Aspectos culturais e politicos da Roma Antiga
A cultura romana se espelhou pela cultura grega. Após a expansão pelo Mediterrâneo Oriental essa influência na medida em que os romanos entraram em contato direto com a cultura helenística.O direito romano foi um dos aspectos mais importantes que os romanos deixaram para outros povos, ele surgiu de um processo histórico muito lento, que nasceu de lutas sociais entre patrícios e os plebeus. A conquista de outros povos exigiu um tratamento especial para os mesmos. Na literatura, destaque para Cícero, orador; os poetas Horácio, Ovídio e Virgílio; e como historiador, Tito Lívio, autor de História de Roma. A Arquitetura foi a arte mais desenvolvida, marcada pela grandiosidade de suas construções: muralhas, estradas, teatros, anfiteatros, templos, aquedutos, termas e outros.
Origens e Influências:
Ao contrario dos gregos,os romanos sentiam tudo que era belo era útil. Era aplicado desde o domínio de arte ao direito que era considerado o expoente máximo do pragmatismo romano. A cultura romana resulta da fusão de elementos culturais diversos, que os Romanos souberam absorver e moldar de acordo com o seu caráter. É uma cultura da síntese grega latina ou eclética na qual residem os fundamentos da civilização européia
A religião:
A religião romana é tradicional ou seja não comportava dogmas.Era prática no momento.Tinha o culto dos antepassados, culto dos deuses públicos e a crença nos auspícios e prodígios que é manifestações divinas da natureza. O Cristianismo veio a substituir todos esses cultos pagãos. Mas seu domínio sobre o Império somente se efetivou em fins do século IV.
A arte:
A arte romana tem pouca originalidade.Caracteriza-se pela influência das colônias gregas da Magna Grécia.Foi marcada pela influência helenística, que aparece nas principais construções romanas: arcos triunfais, aquedutos, teatros, anfiteatros, circos, termas, bem como nas esculturas.
A literatura
A maior