ASPECTOS CULTURAIS DA AMAZÔNIA
ASPECTOS CULTURAIS NA AMAZÔNIA
GASTRONOMIA
A Amazônia é muito bem servida pela variedade de pratos típicos e riquíssima em sabores de influência indígena. A culinária oferece de peixes ou frutos do mar. Os peixes podem ser cozidos, fritos ou assados. Só é preciso escolher entre o tucunaré, o tambaqui, o jaraqui ou o bacalhau da Amazônia, o pirarucu, entre tantos outros.
FRUTAS TROPICAIS
O Cupuaçu tem um sabor muito bom, e dos seus frutos pode-se extrair a polpa para fazer sucos, doces, sorvetes e outras preciosidades. O Açaí, que ficou famoso como poderoso energético, é consumido diariamente em forma de "vinho". E a pupunha, a uva da Amazônia, com seus deliciosos frutos em cachos, protegidos por espinhos do tronco da árvore, podem ser consumidos apenas após o cozimento.
ARTESANATO
Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura populares. O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha juntado a si um ajudante ou aprendiz. A arte da cerâmica indígena amazônica encontra em Coaraci seu maior polo produtor, são dezenas de olarias (oficinas) espalhadas. Mas não é só a tradição ceramista que encontramos, há uma diversidade de artesãos que se inspiram na herança indígena para confeccionar panos, cuias, remos, móveis rústicos, biojóias e uma série de produtos que você pode comprar através de