ASPECTOS AMBIENTAIS DE INDUSTRIA DE DESDOBRAMENTO DE MADEIRA DE ACÁCIA NEGRA NO RS
ASPECTOS AMBIENTAIS DE INDÚSTRIA DE DESDOBRAMENTO DE MADEIRA
DE ACACIA MEARNSII NO RIO GRANDE DO SUL
Fabrício Lucas Lopes1
Rafael Lopes Ferreira2
RESUMO
Ao discorrer sobre assunto, mostraremos os aspectos socioambientais de todo o ciclo econômico da Acacia Mearnsii, onde, em seu processo de crescimento, esta favorece a rotação e o consórcio de culturas, auxiliando assim a fixação de nutrientes no solo, fornecendo matéria orgânica, nitrogênio e aprisionando carbono durante seu desenvolvimento, colaborando para redução da concentração de gases do “efeito estufa”.
Também demostrar a gama de produtos gerados por esta leguminosa, o que possibilita uma grande diversidade de aplicações industriais, como na indústria química, na extração de tanino para utilização na indústria do couro e na petroquímica. Na de papel e celulose, se faz pelo uso de sua madeira ou ainda na geração de energia limpa, pela utilização de biomassa com combustível renovável.
Através de comparativos, poderemos demonstrar que o uso de novas tecnologias, com as quais podemos aumentar a capacidade calorífica da biomassa, obtida por meio desta leguminosa, o que torna viável sua aplicação em termos de geração de energia limpa, frente a outros combustíveis fosseis.
PALAVRAS CHAVE – Gestão Ambiental. Aspecto Econômico. Potencial Energético.
Introdução
No presente artigo mostramos os diversos aspectos do ciclo produtivo da
Acácia Negra no Rio Grande do Sul. Onde através da correta Gestão Ambiental esta se torna uma importante alternativa na recuperação de áreas degradadas. Também
1
Pós-Graduando Engenheiro Químico Fabrício Lucas Lopes,
(FURG – Fundação Universidade do Rio Grande / RS, Engenharia Química)
2
Orientador Gestor Ambiental Rafael Lopes Ferreira,
(Faculdades Integradas Camões / PR), Especialista em Biotecnologia (Pontifícia Universidade
Católica do Paraná (PUC/PR)),
Orientador de TCC do Centro Universitário Internacional Uninter
2
seus Aspectos