Aspecto da Filosofia Contemporânea do séc XIX
COMTE
Quais são as características do positivismo?
R. A característica básica é a devoção à ciência, vista como único método de conhecimento da vida individual e social, única moral e única religião possível. Desse modo, em última análise, o positivismo é compreendido como a “religião da humanidade” Quais são os três estados para Comte e quais são as suas características?
R. Os três estados são:
Teológico: ligado as crenças e a religião. Os fenômenos são vistos como produtos da ação direta dos seres ou forças sobrenaturais.(fetichismo, politeísmo, monoteísmo)
Metafísico: São explicados em função de essências, ideias ou forças abstratas.
Positivo: As ilusões são superadas pelo conhecimento das leis invariáveis que regem os fenômenos. Para Comte, o estado positivo corresponde à maturidade do espírito humano e da humanidade.
HEGEL
Por que chamam a filosofia de Hegel de idealista?
R. Para Hegel a realidade não é substância (coisa), mas sim sujeito e espírito. Por isso
Hegel é considerado um filósofo idealista. Dizer que a realidade não é substância e sim sujeito e espírito, significa dizer que é atividade, que é processo, que é movimento.
O que é a dialética para Hegel?
R. A dialética significa o diálogo, a arte da discussão. Uma discussão na qual há uma contraposição de ideias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida; como se fosse um debate. E ao mesmo tempo pode ser uma discussão onde é possível divisar e defender com clareza os conceitos envolvidos.
A dialética se movimenta da seguinte forma: primeiro existe a Tese, que é uma ideia, gerando uma Antítese, que se contrapõe a Tese, surgindo assim a Síntese, que é a superação das anteriores.
MARX
O que é o materialismo dialético para Marx?
R. Para o materialismo dialético, o mundo é material, é anterior à consciência, ao pensamento. A matéria é a origem da consciência e a consciência é um produto da matéria. Não é a