Aspecto Cultural do Mundo Romano
Língua. O mundo Romano possuía quatro línguas, a saber: latim, grego, aramaico e hebraico. O latim era utilizado no direito e literatura romana e falada no mundo Ocidental e norte da África. O grego era a língua comum, falada tanto entre os intelectuais, bem como pela maioria da população, inclusive sendo falada na Palestina. O próprio Jesus falava essa língua. O aramaico era falado no Próximo-Oriente e essa língua era falada entre os cristão primitivos. Por fim, o hebraico era utilizado apenas pelos rabinos cultos, porém o povo comum não a assimilava por ter caído em desuso. Por fim, convém ressaltar, que de seu idioma principal, o latim, derivaram-se outras línguas modernas como o português, o francês, o italiano etc.
Aspecto Econômico:
Finanças. As moedas da época eram o denário e a libra, sendo que uma libra equivalia a 40 denários. Denário equivalia ao salário comum do dia de um trabalhador no Oriente. Algumas cidades podiam cunhar sua própria moeda, que podia ser usada, mesmo com outras em circulação. Os viajantes e mercadores sempre procuravam os cambistas para fazer negócios. Ademais, nessa época já existiam Bancos, mesmo que precariamente, onde se praticava uma taxa de juros entre 4 a 12 por cento ao ano. Por fim, quanto a moeda, a mesma era cunhada com a imagem do Imperador, atitude essa com cunho político. Esse controle era feito por casas de moedas imperiais.
Referência bibliográfica:
NOGUEIRA, Sérgio. Estudo no NT: os Evangelhos e Atos. Dourados: Unigran, 2013.
WIKIPÉDIA, ImpérioRomano.Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano. Acesso em 07 out. 2013.
ATIVIDADE DA AULA 2
Resposta:
a) o Templo: Podemos entender que para os judeus o templo tinha um significado muito especial, pois era para eles o lugar de adoração e sacrifício, tanto que quando viajavam para a terra prometida construíram o tabernáculo, que nada mais era que um templo móvel. Contudo, com o advento de Cristo, ele ensina que o templo era