Asociedade e a gestão de pessoas
A pesquisa de campo foi realizada na Agência da Caixa Econômica Federal, localizada à Av. Manoel Dias da Silva, 1428 - Pituba, Salvador, BA.
O referido trabalho teve como parâmetros o levantamento de dados relativos a alguns conceitos das disciplinas: Psicologia Organizacional e do Trabalho, Ética e Responsabilidade Social, Gestão de Pessoas e Comunicação, Clima e Cultura Organizacional.
Os dados levantados durante a pesquisa estão inseridos no corpo do texto com a fundamentação, os temas abordados foram: Comunicação; Cultura Organizacional; Clima Organizacional; Estrutura e funcionamento do RH; O papel desempenhado pelo profissional de RH; Ações voltadas para a Responsabilidade social; Ações para minimizar o estresse e melhorar a qualidade de vida no trabalho; Relações hierárquicas, divisão de tarefas; Programas de reconhecimento do funcionário.
A gestão de pessoa é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial, pois depende de vários aspectos, com acultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adorada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilização, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.
A moderna gestão de pessoa consiste de várias atividades integradas, com descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relação sindicais, segurança, saúde e bem-estar etc.
A gestão por competência é vista como uma das formas mais modernas e eficazes de gestão, por meio da qual é possível trabalhar com o foco no desenvolvimento do capital intelectual, levantando as competências necessárias para a estratégia organizacional, mapeando as já existentes e criando mecanismos que possam proporcionar o desenvolvimento das demais competências necessárias com uma visão de longo prazo.