Asma
A asma é a inflamação dos brônquios, que sofrem inchaço e estreitamento, ou seja, a passagem do ar fica mais difícil porque o tamanho interno dos brônquios fica diminuído. Os brônquios são vias por onde entra e sai o ar que respiramos.
A asma é uma doença inflamatória crônica que afeta indivíduos de todas as idades. É erroneamente chamada de bronquite alérgica. É uma doença comum, afetando cerca de 10% a 20% da população.
Ocorre este estreitamento por: * Inchaço da parede dos brônquios provocado pela inflamação * Contração dos músculos que estão ao redor dos brônquios * Aumento da produção de escarro, também provocado pela inflamação
A asma pode ser controlada com tratamento adequado, permitindo que o pulmão funcione normalmente. Assim, o asmático pode ter vida ativa.
É importante saber conviver com a asma!
O asmático e sua família devem conhecer as causas e conseqüências da asma, a fim de garantir uma vida normal, através do seu controle!
Quais os sintomas da Asma
TOSSE, CHIADO, FALTA DE AR, SENSAÇÃO DE APERTO NO PEITO OU OPRESSÃO.
Os sintomas podem variar de acordo com cada caso!
A asma pode ser causada por vários fatores: alérgicos, substâncias ou produtos que causem irritação das vias aéreas, tais como, ambientais, infecções virais, fatores emocionais, atividade física intensa e alguns medicamentos.
Sempre que tiver sintomas, procure lembrar o que fez, que substâncias teve contato e o que aconteceu neste dia e na véspera! ) Usar os medicamentos apropriados para o seu caso, com a técnica correta recomendada pelo médico:
O uso de medicamentos deve ser SEMPRE orientado pelo médico. Os mesmos podem ser divididos em: * Medicamentos de alívio ou broncodilatadores * Medicamentos de tratamento ou antiinflamatórios ou preventivos.
Os medicamentos podem ser administrados por via inalatória, usando-se nebulizadores comuns (inaladores), nebulizadores pressurizados (aerossóis ou bombinhas) e sistemas inalatórios de pó seco.
Os