Asma
Asma é o estreitamento dos bronquíolos (pequenos canais de ar dos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil.
Sintomas
Falta de Ar
Tosse Seca
Chiado
Opressão no peito
Recomendações
Não fume. Numa família de asmáticos ninguém deve fumar.
Evite o contato com fumaça e com fumantes;
Evite apanhar resfriados e gripes
Tome muito líquido. Recomenda-se ingerir de cinco a oito copos por dia. Isso ajuda a diluir a secreção brônquica e facilita a expectoração;
Combata a azia, que predispõe as pessoas a crises de asma;
Fatores de risco e desencadeadores de crises Os fatores de risco são diversos. Entre adultos destacam-se o fumo e a exposição a produtos irritantes. Pais fumantes provocam aumento considerável da susceptibilidade nas crianças.
Pólen, mofo, ácaros, fumaça de cigarro, poluentes do ar, gases químicos, inseticidas, poeiras e até determinados alimentos, como o leite e os ovos, podem desencadear as crises.
Além disso, resfriados e gripes, o estresse emocional e a prática de exercícios vigorosos podem agravar os sintomas. Instalada a crise, pacientes adultos (e, se crianças, seus pais) podem entrar em pânico, o que agrava o problema.
Bronquite x Rinite x Asma
SINUSITE - Região atingida: Seios faciais (buracos ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos). Inflamadas, essas cavidades acumulam secreções, entopem e dão dor de cabeça, febre e coriza espessa
BRONQUITE - Região atingida: Brônquios (tubos que conduzem o ar da traquéia até os alvéolos). Ficam contraídos e cheios de secreção
ASMA - Região atingida: Brônquios, que, contraídos, dificultam a passagem do ar
A Sociedade Brasileira de Asmáticos foi fundada em 14 de novembro de 1992, no Rio de Janeiro, com o objetivo de auxiliar os asmáticos por meio do intercâmbio de conhecimento entre médicos e outros profissionais.
Site: http://www.sbasp.org.br/