asma
O sentido etimológico da palavra asma, advém do grego e significa ofegante; dificuldade na respiração. (Nunes, L., 2003)
Esta patologia tem uma incidência de 3% a 8% da população. (Coutinho,E., 2005) Cerca de 100 a 150 milhões de pessoas no mundo sofrem de asma, ocorrendo mais de 180.000 mortes por ano. A maioria das mortes por asma ocorre acima dos 45 anos, sendo que 40% dos pacientes têm idades acima dos 75. Mundialmente, os custos económicos associados à asma excedem os da tuberculose e HIV/SIDA combinados. (Filho, P.)
A asma é uma obstrução das vias respiratórias caracterizada por hiperirritabilidade e inflamação das mesmas. Substâncias cuja inalação não provoca efeito em indivíduos normais, podem causar broncoconstrição nos doentes com asma. A asma, per se, não provoca enfisema nem outras doenças crônicas, porém isoladamente pode ser uma causa importante de incapacidade. (Coutinho, E., 2005) Uma característica importante da asma é a sua extrema variabilidade, tanto de doente para doente, como em momentos diferentes no mesmo doente. (Coutinho,E., 2005)
O que é Asma?
Sinônimos: bronquite asmática
Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.
Se pensarmos em uma pessoa sem a doença, ela sofrerá uma falta de ar quanto estiver exposta a grandes irritações, como a fumaça de um incêndio. Diante desse quadro, o organismo da pessoa identifica os agentes irritantes e faz com que a musculatura que existe em volta do brônquio se contraia, fechando o órgão e impedindo que o ar contaminado entre nos pulmões. O mesmo processo acontece com um paciente que tem asma, só que os gatilhos para causar uma irritação nos brônquios são bem menos intensos, como a poeira.
Asma é uma das condições crônicas mais comuns, acometendo cerca de 235 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a Organização