Asma
ESTUDO DE CASO – PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE ASMA
GUARAPUAVA/2011
ASMA
Introdução:
Asma e um distúrbio inflamatório crônico das vias aéreas inferiores, associada a hiperreatividade brônquica, limitação variável do fluxo aéreo e hipersensibilidade das vias aéreas. Caracteriza-se por dispnéia, tosse, espirro intermitente e opressão toracica.
Esses sintomas sãoo decorrentes de processos fisiológicos como edema, aumento da secreção de muco e contração da musculatura lisa brônquica (Howarth, 1997).
A exposição a estímulos irritantes, tais como endotoxinas bacterianas, alergenos, fumaça de cigarro e pelos de animais, a predisposição genética e fatores ambientais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da asma. Adicionalmente, o estilo de vida do individuo, que esta relacionado a dieta, hábitos sociais e ambiente de trabalho, possui significância para o desenvolvimento da patologia (Bousquet et al., 2005;Lazaar & Panettieri, 2004; Liu, 2002; A t-Khaled et al.,2001).
Esta doença possui prevalência em áreas urbanas e representa o distúrbio crônico mais comum entre crianças. E um problema de saúde publica, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, devido ao aumento de sua frequência e severidade. A asma acarreta impactos socioeconômicos que envolvem custos diretos (hospitalizações e medicamentos) e indiretos (dia de trabalho perdido e morte prematura) (At-Khaled et al., 2001; Bousquet et al., 2005).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de asma, chegando a até 250 mil óbitos por ano. A perspectiva e que o número de óbitos eleve-se em 20% nos próximos 10 anos, caso uma medida urgente não seja tomada (WHO, 2007).
Deste modo, e de suma importância a implementação de programas de controle de doenças crônicas, como a asma, para a melhoria da atenção básica a saúde.
Patologia da asma
O