ASMA - SAE
Capítulo I
Asma - Introdução
Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão de um asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.
O reconhecimento inadequado do nível de obstrução da via aérea é um fator de risco para a mortalidade por asma. Em um estudo prévio, demonstrou-se que, além do risco de morte, a baixa percepção do grau de bronco constrição representa um risco elevado de visitas a emergências, hospitalizações e crises quase fatais.
Se pensarmos em uma pessoa sem a doença, ela sofrerá uma falta de ar quanto estiver exposta a grandes irritações, como a fumaça de um incêndio. Diante desse quadro, o organismo da pessoa identifica os agentes irritantes e faz com que a musculatura que existe em volta do brônquio se contraia, fechando o órgão e impedindo que o ar contaminado entre nos pulmões. O mesmo processo acontece com um paciente que tem asma, só que os gatilhos para causar uma irritação nos brônquios são bem menos intensos, como a poeira.
Os mecanismos fisiopatológicos e os fatores que influenciam na percepção da obstrução brônquica não estão completamente definidos e têm sido correlacionado com inflamação das vias aéreas, sexo, idade e uso de medicação de manutenção, principalmente corticóides inalatórios. Entretanto, os resultados são conflitantes, impedindo, até o momento, uma conclusão definitiva.
Capítulo II
SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem
1° etapa: anamnese e exame físico
Paciente: A.L., 42 anos, masculino
Paciente, com antecedentes asmáticos e alérgicos, apresentando dispnéia episódica há 6 meses. Vem sendo tratado com aminofilina 200 mg 3 vezes ao dia. Procurou hospital por acentuação da dispnéia, após contato com poeira. Ortopneico, tosse noturna.
Ao exame físico:
- Inspeção: Taquipnéia, dispnéico ++, tempo expiratório prolongado (obstrução), esforço