ASMA - FISIOPATOLOGIA E TRATAMENTO DA ASMA
FARMACOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO E RESPIRATÓRIO
TUTORA: Profa. Dra. DANIELA MARTINS DA SILVA
ASMA – FISIOPATOLOGIA E TRATAMENTO DA ASMA
AGOSTO/2014
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO........................................................................................03
2. FISIOPATOLOGIA..................................................................................04
3. TRATAMENTO.......................................................................................06
4. REFERÊNCIA.........................................................................................11
1. INTRODUÇÃO
A história natural da asma e as condições determinantes de evolução para formas moderadas ou graves não estão completamente estabelecidas. Contudo, quer os fatores genéticos quer os fatores ambientais serão determinantes na fisiopatologia e no prognóstico da doença.
Asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas manifestando-se por obstrução ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou pelo tratamento, com episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao acordar. Os sintomas se manifestam de forma intermitente oupersistente, e esta última apresentação requer o tratamento profilático (Moura JAR et alii, 2002).
A asma do adulto e a da criança compartilham osmesmos mecanismos fisiopatológicos, mas, devido ao processo de crescimento na criança, as consequências da doença e os efeitos adversos do tratamento são diferentes daqueles do adulto (Moura JAR et alii, 2002).
A asma pode ser controlada na maioria dos pacientes. Quandocontrolada, os sintomas diurnos e noturnos são incomuns, o uso de broncodilatadores de alívio torna-se infreqüente, o número de crises diminui, o absenteísmo à escola ou trabalho se reduz e a atividade