Asia e japão
Tanto as chuvas abundantes da região influenciada pelos climas equatorial e tropical quanto a grande quantidade de neve derretida das altas montanhas favorecem a existência de grandes rios, que correm em quase todas as direções do continente asiático. Podemos destacar:
Rio Yangtzé na região das Três Gargantas.
* rios que deságuam no Oceano Pacífico. Alguns têm grande volume de água devido às monções de verão. Merecem destaque os rios Huang-ho (ou Amarelo), Si-kiang e Yang-tsé-kiang (ou Azul), todos na China, além do Mekong, na Indochina;
* rios que deságuam no Oceano Índico. Alguns deles são também monçônicos e tornam-se muito volumosos durante o verão. Merecem destaque rios da Índia e de Bangladesh, como o Bramaputra, o Ganges e o Godavari, e o rio Indo, no Paquistão;
População
Ásia Central corresponde a um subcontinente localizado no centro do continente asiático, que é regionalizado em Ásia Central, Extremo Oriente, Norte da Ásia, Oriente Médio, Sudeste Asiático e Sul da Ásia.
A Ásia Central é composta pelo Cazaquistão, Uzbequistão, Turcoministão, Tajiquistão e Quirquistão. O subcontinente ocupa uma área de 4 milhões de km2, na qual vivem cerca de 60 milhões de habitantes. As populações do Uzbequistão e do Cazaquistão juntas, somam 45 milhões, número que representa 75% do contingente populacional da Ásia Central.
Economia
A Ásia é o maior continente do mundo, localizado quase inteiramente no hemisfério norte, fronteiriço por terras emersas com a África (através do canal de Suez, no Egito) e a Europa (pelo Caucásio e Montes Urais, apesar das polêmicas na divisa dos dois continentes).
Economicamente falando, os países que mais destacam-se pela industrialização mecanizada são o Japão, Coreia do Sul e Israel. A produção de arroz, por exemplo, é muito forte no Japão (apesar dos poucos recursos naturais) e na China. Estes dois países também destacam-se na produção de pescado.
Principais problemas encontrados na asia
Terremoto na Ásia
O