asfseg
477 palavras
2 páginas
8051-AssemblyO 8051 possui 128 bytes de RAM, 4 Kbytes de memória de programa, 2 contadores/temporizadores de 16 bits e 32 linhas de entrada/saída bidirecionais e individualmente endereçáveis – 4 portas de E/S.
Partes do microcontrolador • CPU: tem a função de acionar e se comunicar com todos os barramentos obedecendo as diretivas gravadas na ROM. É responsável pela execução de instruções programadas, interpretar e executar comandos. • Memória: utiliza uma memória ROM para ler as instruções que deve executar e se utiliza de uma memória RAM para armazenar temporariamente dados de uso das instruções ou variáveis do programa.
Periféricos de E/S: são todos os dispositivos externos ligados à CPU, como teclados, displays, motores, timers, porta serial
CPU
Unidade de Controle: processa o controle do fluxo das informações a fim de executar a instrução recebida pela ROM. Envia impulsos elétricos para controlar em sequencia apropriada e sincronizada as operações dos componentes. • Unidade de lógica e aritmética: realiza todas as operações de lógica e aritmética da CPU.
Unidade de registradores: servem para o armazenamento temporário de dados de utilidade interna e externa à CPU. Proporcionam um tempo rápido de transferência de bits. Dentre eles podemos destacar o contador de programa, o registro de instruções e o acumulador. • Contador de programa: armazena o endereço da célula que contém o código da próxima instrução a ser executada.
Acumulador: principal registrador da CPU, pois várias instruções se referem a ele para operar, como por exemplo ADD A,#40H. O resultado das operações é guardado no próprio acumulador.
Arquitetura interna]
Arquitetura interna Está dividida em unidade de processamento central, oscilador interno, memória ROM interna, memória RAM interna, dois temporizadores, uma porta serial, quatro portas paralelas de 8 bits, circuito de controle de interrupção e circuito de controle de barramento.
Arquitetura externa • VCC E GND: Entradas de tensão