ASehop

1218 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
DESIGN GRÁFICO

RAFAEL LIPARI EMIDIO

TARSILA DO AMARAL - MATERIAIS

SÃO PAULO
2014

UNIVERSIDADE PAULISTA
DESIGN GRÁFICO

RAFAEL LIPARI EMIDIO

TARSILA DO AMARAL - MATERIAIS

Trabalho de inicialização do PIM apresentado a banca examinadora da UNIVESIDADE PAULISTA para o curso de DESIGN GRÁFICO sob a orientaçãoda Prof. Janaína.

SÃO PAULO
2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Tarsila do Amaral, artista do modernismo brasileiro, procurou uma expressão moderna, porém, mais ligada as nossas raízes culturais colaborando decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira.

PINTURAS
Suas principais pinturas, como as famosas ABAPORU de 1928, OPERÁRIOS de 1933 e A NEGRA de 1923, foram produzidas com óleo sobre tela, que Tarsila usava para expressar a estética européia, transformando em arte brasileira.
As pinturas de Tarsila, sempre são representadas por cores alegres, como roxo, laranja, azul, verde e amarelo, em tons fortes para sugerirum universo selvagem e evocar primitivas lendas africanas e indígenas.
Em O MAMOEIRO, de 1925, Tarsila vinha a fazer uma citação sobre a obra:
“Encontrei em Minas, as cores que adorava desde criança. Ensinaram-me depois que eram feias e caipiras. Segui o ramerrão do gosto apurado...Mas depois, vinguei-me da opressão, passando-as para minhas telas: azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vício, verde cantante, tudo em graduações mais ou menos fortes, conforme a mistrura de brancos.”
O que mostrava sem sombra de dúvidas, que Tarsila transmitia suas emoções na pintura, com cores vivas e acentuadas com o óleo sobre tela, nesse caso.

GRAVURAS

Relacionados