asdfg
Técnicas de coloração são utilizadas para melhorar o contraste em relação ao meio no qual as amostras biológicas são observadas. A visualização de amostras sem nenhum tipo de coloração é realizada especialmente para a visualização de organismos vivos, entretanto, na maioria dos casos, as preparações são fixadas e coradas para uma melhor observação.
Corantes são geralmente sais em que um dos íons é a substância responsável pela cor (cromóforo).
Corantes ácidos A cor está no ânion (Nigrosina, Vermelho do congo)
/corantes básicos se ligarão a estruturas com carga negativa (Ex: Parede bacteriana, DNA e RNA).
OBJETIVOS
Confeccionar e fixar um esfregaço celular, corar o esfregaço utilizando a técnica de coloração simples e observar o material obtido ao microscópio óptico.
PROCEDIMENTO
Confecção de esfregaço: Utilizando a pipeta de Pasteur, depositar uma gota de água destilada sobre a lâmina de vidro. Com o auxílio de um swab, coletar células epiteliais da mucosa bucal e depositar sobre a gota de água. Espalhar sobre a lâmina de vidro e aguardar secar. Fixar o material mergulhando a lâmina em álcool a 70% por 2 minutos.
Coloração: Com o auxilio da pipeta de Pasteur, cobrir a lâmina com corante e aguardar 2 minutos. Lavar com fio de água, aguardar secagem e observar com cada uma das objetivas do microscópio.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
Desenhe o que foi observado em cada objetiva
Qual o corante utilizado?
Quais as