Asdf
Os Objetivos da experiência são:
-Efetuar medidas em balança de precisão;
-Avaliar os erros de medição através de métodos estatísticos;
-Calcular a constante elástica de uma mola;
-Verificar a histerese em uma mola.
2- Esquema de Aparato Experimental e Procedimentos Experimentais Com uma balança eletrônica, calcula-se a massa de 11 pesos.
Em seguida, posicionando uma mola helicoidal na vertical em uma base horizontal, depositam-se os pesos previamente mensurados, um de cada vez, sobre esta mola. Para cada peso colocado, percebe-se um deslocamento vertical da mola, no sentido de compressão. Deve-se medir esse deslocamento.
Para medição deste deslocamento vertical da mola, mensuram-se três pontos nas laterais da mesma, defasados de 120° aproximadamente:
Tira-se então a média aritmética dessas três medidas. Deste modo minimiza-se o erro na medição desse deslocamento.
Antes do carregamento, apenas com o peso que serve de base, tem-se:
Após o carregamento:
É valido ressaltar que todo o processo de carregamento dos pesos ocorre com auxílio de suporte lateral, para que o sistema mola-peso não se desequilibre. Tal procedimento deve ser tomado de tal forma que este apoio lateral não interfira na carga resultante sobre a mola.
Depois de transportados para o método gráfico, a relação da força (N) com o deslocamento (m) é a seguinte:
F=k·x
Onde k é denomina a constante elástica da mola.
Dos gráficos força X deslocamento na compressão e na descompressão, podem-se encontrar as constantes elásticas, uma na compressão e outra na descompressão.
Esta etapa da início ao ajuste dos gráficos através de funções que melhor representem teus pontos. A partir das observações dos experimentos e resultados gráficos notou-se uma relação de linearização da curva, sugerindo uma expressão matemática desta (equação empírica). Neste caso, como os dados gráficos sugerem um comportamento linear, iremos então utilizar o “método dos mínimos