asdasd
01
Texto e contexto
Nesta unidade, você vai encontrar pessoas que precisam adequar seus textos às situações de comunicação em que estão inseridas. Para tanto, será preciso estudar os seguintes temas principais: interlocutores; texto e gênero textual e funções da linguagem. Ao passar para a terceira fase de seleção de uma vaga para a empresa X, Marta ouviu a seguinte instrução de André, um dos selecionadores de candidatos: "prepare, para amanhã, uma apresentação oral de quinze minutos, sobre qualquer tema que você achar oportuno". Ela foi para casa e ficou pensando no objetivo daquilo e chegou à conclusão de que seria avaliada por sua capacidade de se expressar em público, sua desinibição, sua facilidade em falar com clareza, em ser lógica, em parecer natural, enfim, um turbilhão de ideais tomou conta de sua cabeça. Agora seu problema era: o que fazer?
Voltemos ao caso de Marta. Ela fará uma "apresentação oral". Esse também é um gênero, com características diferentes da carta. Ela precisará conhecer as esse modo de organização desses textos para que se apresente da melhor forma e atinja seus objetivos. Importante! Todo profissional precisa se comunicar bem. Para tanto, dominará alguns gêneros que usa no dia a dia, seja para ler ou escrever, e, assim, atingirá seus objetivos. Essa consequência virá também porque, ao escolher o gênero certo para o momento correto, correspondemos às expectativas da situação. É mais ou menos como "usar a roupa certa para cada ocasião".Você conhece aquela frase: “Será que estou escrevendo e falando certo ou errado?”.
Seja na Educação ou na Comunicação os conceitos de errado e certo no uso do idioma estão ultrapassados, pois o foco é adequação ao meio e o grupo social. Você que trabalha ou pretende atuar em setores em que o domínio plural da língua portuguesa é fundamental precisa conhecer as novas tendências linguísticas.
Nosso objetivo na unidade 2 é trabalharmos o conceito de variedades linguísticas,