asdasd
Ethernet é um tipo de conexão usado para redes locais (computadores próximos), ele tem suas especificações proprias e seus padrões de funcionamento.
A Ethernet é o padrão mais utilizado em redes locais (LAN). Em uma Ethernet, pode-se utilizar tanto cabo coaxial quanto cabo de par trançado, e até mesmo nenhum como nas tecnologias de rede sem fio.
Seu funcionamento parte do princípio de todos os computadores compartilharem uma mesma linha (cabo), independente da topologia física utilizada, isto significa que, quando uma linha estiver em uso, nenhum outro computador poderá enviar informações até que a linha esteja livre.
É como se chamássemos um número telefônico ocupado e ligássemos até desocupar.
Na Ethernet, é utilizado o protocolo CSMA/CD. Um ponto fraco é que ele não utiliza nenhum tipo de prioridade, ou seja, todos os micros fazem a checagem da linha até que ela esteja livre, se dois ou mais micros tentarem enviar dados ao mesmo tempo, ocorrerá uma colisão e nenhuma das placas conseguirá transmitir os dados.
No padrão Token Ring, como na Ethernet, a linha de transmissão deve estar livre para que os dados trafeguem, a diferença é que, no Token Ring, cada máquina possui um tempo certo de enviar um pacote de dados, não existindo colisões.
A topologia física é em forma de anel, daí o nome Ring, os dados são transferidos em 4 ou 16 megabits por segundo.
Veja abaixo, algumas características da Token Ring:
Um pacote com sinais (Tokens) em branco transita continuamente na rede (anel).
Quanto um computador tem algo para enviar, simplesmente insere os dados dentro desta “ficha”, incluindo a identificação, ou seja, para qual máquina os dados estarão endereçados.
As fichas são examinadas por cada uma das máquinas. Se alguma for a máquina destinatária, ela copia os dados e “zera” a ficha novamente.
Quando a ficha volta ao remetente, ele verifica que o dado chegou a destinatário e, então, deixa a ficha circular novamente, pronta para que mais