Ascens O E Queda
Julho de 2014
Beatriz Santana Vieira Santos /orientador:Eduardo Mei
INTRODUÇÃO
Ascensão e Queda das grandes potências trata do poder nacional e internacional no período após o Renascimento,a ascensão e caída de grandes potências e o início transoceânico e global dos estados.Ocupa-se de guerras,transformações na economia mundial a partir de 1500.
A força relativa das principais nações no cenário mundial nunca é constante,sobretudo em virtude da desigual taxa de crescimento das sociedades,das inovações tecnológicas e organizacionais proporcionando diferentes vantagens.
A riqueza é necessária ao poderio militar,e este,por sua vez,é geralmente importante à aquisição e proteção da riqueza.Se um país se excede estrategicamente,corre o risco de ver vantagens potenciais da expansão externa superadas pelas despesas.
Na falta de qualquer autoridade suprema europeia,as rivalidades entre os reinos estimularam uma constante busca de progresso militar,interagindo com o progresso tecnológico e comercial.As sociedades entraram numa ascendente fase de crescimento econômico melhorando a eficiência de seus exércitos. Algumas das grandes potências europeias sofriam com as guerras prolongadas embora mantendo o equilíbrio entre seus recursos materiais e seu poderio militar.Com a Revolução Industrial em processo,a