Ascaris lumbricoides
Doença: Ascaridíase (lombriga)
Forma de Transmissão: fecal oral, por água ou alimentos contaminados pela larva infectante( L3).
Ciclo Biológico: Ciclo pulmonar de Loss. Para a liberação de ovos é necessário ter o macho e a fêmea presente no intestino. Assim como, essa espécie não se multiplica no organismo humano, portanto, o número de vermes depende da quantidade de ovos infectantes ingeridos.
Habitat (Homem): Os vermes adultos habitam a porção do intestino delgado, jejuno e íleo. Entretanto por apresentar o Ciclo de Loss, pode se alojar no pulmão, fígado, coração ou ser expelidos pela tosse. Por causa da sua movimentação, podem invadir a árvore biliar ou pancreática.
Quadro Clínico: Normalmente não causam sintomatologia, porém pode-se manifestar dor abdominal, diarréia, náuseas e anorexia, prejudicando o estado nutricional do indivíduo, podendo acarretar anemias e desnutrição. Em uma infecção, as larvas podem causar a Síndrome de Löffler, causada por tosse seca, broncoespasmos, dispnéia, pneumonia, assim como, algumas lesões hepáticas. Além disso, os vermes adultos são capazes de causar ações tóxicas, espoliativas, mecânicas, como a obstrução intestinal e a distensão da barriga. Presença de eosinofilia, que diminui após ciclo pulmonar.
Diagnóstico: Pesquisa de ovos nas fezes por concentração de amostra utilizando o HPJ, não se deve realizar o exame direto.
Morfologia:
. Ovos:
- Tamanho: 50 micrometros
- Forma: Ovais
- Coloração: Castanho escuro, puxando para laranja
-Casca: espessa
- Membrana: dupla bem definida
-Encontrados nas fezes
- Tipos de Ovos:
. Mamilonados: casca grossa com grânulos grosseiros.
. Decorticado: casca sem grânulos grosseiros, delicada e um pouco mais clara.
. Infértil: formato irregular, longos e estreitos, casca com grânulos irregulares.
MAMILONADO