As águas do planeta
A água é uma substância única, sem ela a vida no nosso planeta seria impossível. No mundo há muita água, mas ela não está distribuída com igualdade, alguns lugares possuem em abundância e outros lugares há falta.
A água é fonte da vida. Não importa quem somos o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver.
Usamos ela pra tudo, no cotidiano da vida doméstica, no saneamento básico, nas atividades agrícolas e industriais, na produção de energia, nas atividades turísticas e recreativas. Por ela é transportada carga, através de navegação marítima e, em alguns países, da navegação fluvial.
No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, desperdiçando esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido.
A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais.
Mas a água em estado líquido também aparece nos rios, nos lagos e nas represas, infiltrada nos espaços do solo e das rochas, nas nuvens e nos seres vivos. Nesses casos ela apresenta uma concentração de sais geralmente inferior a água do mar. É chamada de água doce e corresponde a apenas cerca de 2,6% do total de água do planeta.
Cerca de 1,8% da água doce do planeta é encontrado em estado sólido, formando grandes massas de gelo nas regiões próximas dos pólos e no topo de montanhas muito elevadas. As águas subterrâneas correspondem á 0,96% da água doce, o restante está disponível em rios e lagos.
Oceanos e mares - 97%
Geleiras inacessíveis - 2%
Rios, lagos e fontes subterrâneas - 1%
A três tipos de estados físicos da matéria
Toda matéria que existe na natureza se apresenta em uma dessas formas - sólida, líquida ou gasosa. É o que chamamos de estados físicos da matéria. E a água é uma delas, ela se apresenta