AS V Diversidade
1. À massa de miseráveis que compunham os bolsões de pobreza nas regiões periféricas de São Paulo, desesperados, desempregados, marginalizados e excluídos, seriam somados os caipiras. Sobre sua origem, não é correto afirmar que:
a.
Vinham do interior do Estado.
b.
Provinham de regiões onde a mecanização das lavouras fez com que gigantescos latifúndios agroexportadores engolissem as pequenas fazendas onde se praticava a economia de subsistência.
c.
Eram portadores do que Antonio Cândido chamou de cultura rústica.
d.
Vinham das regiões norte e nordeste fugindo da seca
e.
Foram vítimas da redução da condição de pequenos fazendeiros a boias-frias.
Pergunta 2
1. Observe com atenção a imagem a seguir.
Fonte: http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/files/615/2010/01/FOTO-4-Trolebus-da-CMTC-no-in%C3%ADcio-das-opera%C3%A7%C3%B5es1.jpg Sobre os processos aos quais ela se refere, não é correto afirmar que:
a.
Foram importados primeiramente dos Estados Unidos.
b.
Trazia ao longo dos ônibus a frase: “o bonde atrapalha o trânsito”.
c.
Ganhou a briga pelos passageiros apressados que com cada vez mais rapidez precisavam chegar aos seus locais de trabalho.
d.
Substituiu o bonde-elétrico.
e.
Substituiu o bonde de tração animal.
Pergunta 3
1. A respeito do problema da coexistência de prédios frequentados pela elite branca, no início do século XX, nas grandes cidades brasileiras; com as casas pobres, via de regra a solução adotada, como no centro de São Paulo, aos arredores das mansões do Conde Prates, foi:
I - a população pobre foi indenizada e pôde pagar por dignas habitações em regiões periféricas.
II - a população desalojada foi empurrada para as regiões periféricas, onde já haviam se estabelecidos os negros libertos dos grilhões da escravidão legal e jogados à própria sorte, acorrentados à miséria, compondo bolsões de pobreza que abraçaram rapidamente a cidade na formação do fenômeno habitacional conhecido como periferia.
III - a demolição das