AS I RELAÇÕES DE CONSUMO
Pergunta 1
O uso pelo fornecedor de diversas técnicas de venda que podem induzir o consumidor a comprar o que não precisa, não quer e, muitas vezes, o que não pode pagar, caracteriza: a. a hipossuficiência do consumidor. b. a vulnerabilidade psíquica do consumidor. c. a vulnerabilidade econômica do consumidor. d. a necessidade de harmonização de interesses do consumidor e do fornecedor. e. a boa-fé e o equilíbrio nas relações de consumo.
0,25 pontos
Resposta correta letra: B - a vulnerabilidade psíquica do consumidor
Pergunta 2
O Código de Defesa do Consumidor apresenta as linhas de atuação da Política Nacional das Relações de Consumo. Assinale a alternativa que apresenta que apresenta um elemento que não consta das linhas dessa política: a. reconhecimento da hipossuficiência do consumidor nas relações de consumo. b. necessidade de atuação governamental para incentivar a criação e o desenvolvimento de associações representativas de consumidores. c. intervencionismo do Estado no mercado de consumo. d. educação e informação de fornecedores e consumidores buscando melhorias do mercado de consumo. e. racionalização e melhoria dos serviços públicos.
0,25 pontos
Resposta correta letra: A - reconhecimento da hipossuficiência do consumidor nas relações de consumo
Pergunta 3
Assinale a alternativa INCORRETA: a. Nossa Constituição Federal de 1988, ao entrar em vigor, determinava a elaboração do Código de Defesa do Consumidor. b. Segundo nossa Constituição Federal, a defesa do consumidor é um dos princípios gerais da atividade econômica. c. Em razão da falta de previsão no Código de Defesa do Consumidor, serviços bancários prestados ao consumidor não são abrangidos pelas prescrições dessa norma. d. O Código de Defesa do Consumidor também apresenta prescrições sobre serviços públicos. e. O Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor em 11